Por ser muito útil em diversas situações e por saber que nem todos conhecem os benefícios de uma tecnologia muito simples e disponível há anos na Internet dou aqui a receita de como transformar um email simples, em um com registro de resposta, da mesma maneira como no correio escolhemos mandar uma carta especial ou uma encomenda com a notificação de recebimento. Hão de convir que se a gente compra um presente querido, ou escreve aquela carta onde despejamos o melhor de nós, gostamos de saber que foram recebidos, lidos, degustados, ainda que o destinatário não tenha tempo de nos responder em breve ou acenar que já recebeu o enviado. Para este fim, existe sim vários serviços oferecidos na Net, dos quais usei muitos e hoje prefiro e indico o READ NOTIFY.
Assina-se o serviço (há também versão trial), instala-se o plug-in e ele nos diz exatamente a hora em que nosso email foi aberto, dando-nos aquela sensação boa de que chegamos lá e portanto se não houver resposta, não há motivo para ansiedades, não há risco de termos digitado o endereço errado, ou um filtro anti-spam tê-lo atropelado no meio do caminho, ou o servidor ter se comportado mal e se atrasado na entrega (o meu aqui as vezes demora uns bons minutos e, conforme o dia, horas para entregar). Muito bom não é?
DICA
É claro que nunca poderá ter-se a certeza de que o email foi realmente "lido", que as fotos que mandamos foram observadas por um bom tempo, se gostaram ou não do powerpoint enviado. Isso, só mesmo quando e se o destinatário resolver responder e dizer o que achou; a única certeza que o programa nos dá é a de que o email chegou e foi aberto, o que pode ser um alívio se você tinha coisas urgentes ou importantes a dizer. Esse serviço chama-se trackback e funciona de forma parecida com o dos comentários aqui do blogger - quando você comenta e pede para ser informado se houve resposta ao seu comentário. Basta procurar por ele no google. Há várias versões pagas ou não. O Read Notify é um dos mais simples e fácil de utilizar.
Assim que o destinatário abrir o email que você enviou, você receberá uma notificação como esta:
Pronto. Se era um desabafo, uma declaração de amor, uma solicitação ao patrão, uma bronca, uma reclamação de serviço público, um segredo, uma surpresa.... ou seja lá o que fosse, você já sabe. A pessoa a quem se destinava, abriu a correspondência. Daí pra frente é relaxar e esperar resposta, ou não.
UM CUIDADO A TOMAR
No entanto, tome cuidado! Se você por acaso encontrar com o patrão e perguntar-lhe muito educadamente: E então doutor? O que achou do pedido que lhe enviei esta manhã e ele disser: "Não sei do que está falando. Não recebi nada." e se fizer de tonto, enquanto você já recebeu notificação de que o email foi aberto... Talvez seja sábio apenas dizer: "Ah, ok, tentarei re-enviar então mais tarde, por favor qdo tiver tempo, leia com carinho, ok?" E pode já se preparar porque possivelmente ele não está querendo lhe dar aquele aumento pretendido...
Se o email foi para o namorado, todo meloso... E ele te ligar da rua dizendo que está tendo um dia péssimo e corrido (mas você já também recebeu anotificação de que o email foi aberto) e você apenas sugerir que lhe mandou um emailzinho doce, pra ver se ele diz: "Ah isso eu vi" , mas ao contrário, ele responder: "Desculpa, querida, hoje nem liguei o PC de tanta pressa"... Não se precipite. Não desconfie de nada. Não ache que ele não lhe liga nenhuma, ou que mente sem intenção, apenas pra justificar o não ter escrito de volta. E PRINCIPALMENTE não o confronte com o fato de que você sabe que ele já leu, nem mesmo da maneira mais doce, tipo: "Deixa disso tolinho, eu sei que você já esteve online, não precisa me esconder, mas se está chateado com outras coisas e sem tempo, eu entendo..." Era só um copo dágua... mas ele pode garantir que não esteve online, que você está ficando doente, que vive a fantasiar coisas... E ainda corre o risco de à noite receber uma resposta atravessada por email, dizendo: "Olha, SÓ neste momento entrei na minha caixa postal. Só agora vi teu email, mas sinceramente, não me apetece te responder! Você me cansa com esses roteiros que cria na cabeça". E se você não aceitar, calada, pode virar uma baita tempestade. Portanto veja lá se vale a pena.
10 comentários:
Muito, muito, muitíssimo útil, obrigada! Vou já experimentar.
Já agora... vê se lês e relês muitas vezes o que escreveste... OOOKKK?!
Uma óptima ideia. Mas melhor ainda, são as para o depois! ;)
Teresa
hummm já sei, andei misturando muitos vocês com tus... rsrsrs... mas revisões não são o meu forte em escritas não-profissionais, perdão :(
Pedro
pois é. há que se ter cuidado com os destinatários que possam entender isso como vigilância...
bjs aos dois
Pois fica sabendo, minha amiga, que eu me referia ao conteúdo e não à forma. Devias seguir esses conselhos tão sensatos que nos deste... :)
Boa idéia, Corita! Vou aplicar teu conselho, viu?
Votei da terra dos sem-internet ;)
Beijocas
Teresa
Tá bem, tá bem foi só uma vez que usei contigo e te cobrei resposta. Agora que ja sabes o segredo perdeu a graça. E não me dê broncas que fico fragilzinha, OK?
Adelaide
Beijocas! Que delícia ter-te por aqui. Que bom que tas de novo na net. Esses programas são bons para usar mais para os emails tipo yahoo, hotmail, gmail que sei lá porque nunca permitem que o destinatário receba aquele pedido de confirmação de leitura que o Outlook manda ao enviarmos.
Caramba! Que raio de coisa boa! Meu irmão que mora longe e pra quem vivo a mandar emails a falar de nossa mãe, me vem sempre com essa de que não recebeu. Vou lá descobrir isso ja-já
Achei pelo Google e adorei a dica. Um autêntico caça-desculpas falsas. Mas li atentamente a parte dos cuidados para se tomar; tem algumas mentiras que quando a gente detecta depois não sabe o que fazer com elas, você está certíssima.
Juliana
Ah Corinhaaa você e suas fantásticas descobertas. Está preparada prá ser testada nessa sua receita? Acabo de lhe mandar um email com tracking. Abre!
abri ;)
Postar um comentário